ORIENTAÇÃO RELIGIOSA para CASAIS
– Como reverter a situação de Casais em fase de SEPARAÇÃO…
– TRAIÇÃO no CASAMENTO. Quais os motivos que leva a TRAIÇÃO: ilusão? impulso de momento? Raiva? Ódio? falta de controle emocional? falta de FÉ e ORAÇÃO?
– Desiquilíbrio no CASAMENTO: falta de paciência, incompreensão, falta de confiança. Como superar…
– A importância do Diálogo, no aprimoramento das concordâncias no casamento…
– Qual a causa do medo e falta segurança, no CASAMENTO…
– Como evitar acusações no amadurecimento do comportamento, no relacionamento CONJUGAL…
– Como buscar a concordância na formação dos filhos, para não afetar o
CASAMENTO…
– Quais problemas a falta da verdade pode causar num relacionamento CONJUGAL…
– O que fazer para manter um CASAMENTO estável…
= Problemas do cotidiano no Casamento =
O CASAMENTO ideal não surge por acaso. Ele vai ficando forte a medida que enriquecemos através do comprometimento. Comunicação eficaz, cooperação, compreensão e amor.
Quando o marido e mulher começam a enfrentar os problemas e desafios da vida, aí sim, é que passam a conhecer o caráter um do outro. Geralmente, o começo da vida de casados é muito duro. No momento em que surgem dúvidas, decepções e frustrações, muitos chegam a pensar que cometeram um erro.
Casamento bem sucedido, não acontece por acaso, mas sim. Quando duas pessoas buscam soluções para pequenos e grandes problemas, continuamente.
CASAMENTO: sucesso ou fracasso? Depende das atitudes do CASAL. A caminhada rumo a um CASAMENTO completo, sai das atitudes infantis em direção ao amadurecimento pessoal. Decisões impensadas levam ao DIVÓRCIO que não é aceito no projeto de DEUS.
Houve profundas alterações comportamentais nos últimos 50 anos que mudaram a trajetória do CASAMENTO. O Casamento traz fartura de estatísticas e análises que poderiam nortear debates infindáveis.
Os CASAMENTOS de hoje, se tornaram remotos, vendo-o ou percebendo-o da forma como estamos sendo levados. O Casamento se tornou uma Gestão de Marketing, onde as pessoas são como se fossem produtos em busca de um público alvo e desenvolvidos com foco definido. Ou seja, estamos cada vez mais segmentados, sendo lançados no mercado em busca de consumidor cada vez mais exigente e arredio. Esta é a primeira dificuldade, encontrar o parceiro certo neste mundo desvairadamente globalizado, e que ambos estejam dispostos a serem complementares.
São destrutivas e ameaçadoras as forças que pregam que a felicidade pode ser alcançada sem nenhuma norma moral, sem nenhum autodomínio ou generosidade e sobretudo a uma vida centrada no eu.
Não será que o erro, ao invés de residir no CASAMENTO, reside no homem moderno, e mais especialmente no modo como ele encara o Casamento? A polarização nas coisas terrenas e a procura egocêntrica do hedonismo satisfazem a sede de Felicidade?
O índice dos CASAMENTOS desfeitos chegou próximo a 50 % nos últimos anos nos EUA, na Inglaterra a 40 % , e no Brasil estamos próximo desta matemática.
Lembremo-nos que para se CASAR são necessário duas pessoas e para divorciar-se basta apenas uma. Hoje é mais fácil terminar um Casamento de 25 anos do finalizar um contrato de trabalho por poucos meses. Não há uma incongruência nisso?
Vários fatores sociais foram pesquisados ao redor do mundo sobre as vantagens de uma CASAMENTO estável, indo desde o aumento da felicidade geral, como melhor saúde e qualidade de vida, além de maior expectativa de vida, passando por todos os tipos de indicadores sociais.
Matrimônio estável é incomparavelmente mais benéfico para nossa existência, remontando muitos anos mais vigorosos.
Pe. Jurandir Ribeiro de Souza